Casamento de Athina Onassis e Doda Miranda

foi chique, campestre e sem ostentação
"Você é tudo para mim". Essa foi a frase que o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, 32, repetiu a noite toda para a herdeira Athina Onassis, 20, depois que os dois juraram eterno amor no sábado, em São Paulo, em uma festa para 1.300 convidados considerada correta, mas sem a ostentação que casamentos do mesmo quilate costumam apresentar.
No salão, o branco dominava no piso, nas paredes e nas cadeiras. Uma delicada pintura de heras foi aplicada na passarela central e nas colunas. Do teto com pé-direito duplo pendiam pequenos anjos e copos com velas. Hortênsias brancas arrematavam a decoração.
De braço dado com o sogro, Ricardo Miranda, Athina entrou ao som da marcha nupcial. Ela estava esbelta em um vestido tomara-que-caia pérola com cauda longa e bordados sobre renda nas laterais, feito pelo estilista italiano Valentino -- o mesmo que confeccionou o vestido que Jacqueline Kennedy usou em seu casamento com o avô de Athina, o armador grego Aristóteles Onassis, em 1968.
Os cabelos estavam presos no alto da cabeça e soltos atrás. Uma mantilha longa finalizava o penteado. Como mede 1,80 m de altura, Athina optou por um sapato chanel de salto baixo.
A cerimônia religiosa durou uma hora. Segundo um dos padres, foi uma missa católica que misturou os ritos oriental e em latim. No altar, havia um crucifixo branco de 2 metros de altura e uma imagem de Nossa Senhora pintada de branco.
Débora D'Oliveira, que interpreta Carlota no musical "O Fantasma da Ópera", cantou "Mio Babino Caro", de Puccini, e "Ave Maria", de Gounoud.
Com a emoção à flor da pele, Doda não segurou as lágrimas. "O que mais me marcou foi a singeleza e o amor entre os noivos", contou uma convidada. Ao final da missa, o casal saiu junto com Viviane, ao som da Nona Sinfonia, de Beethoven, e recebeu uma ovação.
DECORAÇÃO CAMPESTRE
O tema campestre que marcou a cerimônia religiosa esteve presente também na decoração da festa. Lustres brancos, estilo chandelier, com cúpulas forradas de hortênsias, faziam a iluminação. Mesas quadradas, redondas e ovais de vários tamanhos traziam toalhas longas estampadas com hortênsias cor-de-rosa ou eram encapadas com o mesmo tecido, deixando o pé à mostra.
Os arranjos de mesa eram de hortênsias em flor ou em botão.O cardápio foi simples se comparado ao de outros casamentos chiques da cidade. O jantar, serviço à francesa, teve como entradas gaspacho -- sopa fria de tomate espanhola --, carpaccio, salmão e folhado de pistache. Como primeiro prato, foi servido camarão em fundo de alcachofra com palmito pupunha e, como segundo prato, vitela sobre risoto de açafrão, acompanhado de marrom glacê.
A sobremesa era composta de churros com calda de gianduia, suflê de chocolate quente, sorvete de zabaione e telha de amêndoa. "Esses churros são a parte mais gostosa da sobremesa", disse Athina, em português, para uma convidada a seu lado.
Entre as bebidas, havia champanhe Veuve Clicquot e vinho tinto Chatêau Lamoth de Haux, de Bordeaux, safra 2002. Os bares espalhados pelo salão serviam uísque e caipirinha de frutas de vodca Ciroc, feita com uvas finas francesas, que custa 300 reais a garrafa e que pode chegar a 1.000 reais em restaurantes estrelados.
Apesar de ter lugares marcados, familiares e padrinhos que estavam nas duas mesas próximas à dos noivos descontraíram o ambiente ao puxar cadeiras para se sentar ao lado de Doda e Athina.
O momento mais emocionante para a noiva foi quando tocaram a música "Por você", do Barão Vermelho. Ela dançou o hit olho no olho com Doda.
Em uma pequena pausa para se recompor, Athina deixou a pista e foi para a mesa de doces. Muitos convidados, entre eles estrangeiros que falavam francês, inglês e grego, usaram os porta-guardanapos que traziam camélias feitas com o mesmo tecido das toalhas como pulseira ou no bolso do terno.
A festa foi até quase 4 horas da manhã. Na saída, os convidados puderam desfrutar de café expresso e dos doces gelados .A lembrancinha do casamento vinha em uma caixa branca com as iniciais AA -- de Álvaro e Athina -- que continha uma corrente de ouro branco com um coração de cristal de rocha feito por Bibiana Paranhos. Trazia um cartão prateado com os dizeres "Com muito carinho, agradecemos sua presença" em português e inglês.

Nenhum comentário: